biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde e os seus benefícios
O que é contaminação cruzada em alimentos veganos? Entenda os rótulos
Saiba quanto tempo a lactose permanece no organismo
lactose
contaminação cruzada em alimentos veganos

O que é contaminação cruzada em alimentos veganos? Entenda os rótulos

A rotulagem de produtos veganos no Brasil segue normas que alertam sobre a possibilidade de contaminação cruzada com ingredientes de origem animal. Isso é comum em indústrias que utilizam os mesmos equipamentos para diferentes linhas de produção. Mesmo quando um produto é vegano, ele pode conter traços de leite, ovos ou mel, devido ao compartilhamento de maquinários. O aviso nas embalagens não significa que há ingredientes animais na composição, mas sim que existe a chance de traços residuais — algo importante tanto para veganos conscientes, quanto para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares. Consumidores no Brasil devem estar atentos a essas indicações nos rótulos e entender que essa prática está alinhada com a legislação sanitária brasileira, garantindo mais transparência e segurança alimentar.
contaminação cruzada em alimentos veganos

Você que aderiu ao veganismo como estilo de vida, com certeza notou algumas vezes esse tipo de informação presente em embalagens de determinados produtos. Mas você o que isso representa? O produto em si tem como base esses ingredientes? Negativo. O fato é que quando uma indústria alimentícia não desenvolve exclusivamente produtos veganos ou obtém matérias-primas sem que haja nenhuma origem animal, é possível que que compartilhe maquinários e equipamentos com os demais produtos onde insumos de origem animal são manipulados. Quando isso ocorre, chamamos de “contaminação cruzada”, que significa a transferência de substâncias de um alimento para o outro. Isso acontece através do uso de utensílios ou superfícies desses equipamentos, mas não representa que a utilização do maquinário é feita ao mesmo tempo. Que fique claro. Por isso, um alimento vegano, quando produzido no mesmo local de produção de uma fábrica de alimentos não vegano, acontece esse “alerta” na embalagem para avisar aos consumidores veganos sobre a possibilidade de haver resquícios desses ingredientes.

Lembrando que esse aviso vale também para pessoas que possuem alergia ou intolerância a estes tipos de alimentos. Portanto, mais uma vez um aviso muito importante de ser observado.  🙂 

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *